quarta-feira, 15 de junho de 2016

Aonde está a sua outra metade???

          
              Somos seres que nascemos para viver em sociedade. Não vivemos sós, precisamos de outros desde que nascemos para suprir nossas necessidades básicas: alimentação, cuidados e desenvolvimento. Crescemos ouvindo que também emocionalmente não podemos ficar sozinhos e que devemos buscar a nossa "metade da laranja" - ou seja - passamos a vida em busca desta outra metade, certos de sermos seres incompletos e de que só seremos realmente felizes quando encontrarmos esse outro que, enfim, nos completará.
                   Há pessoas que nesta busca encontram um outro que as faz feliz, fazem planos, casam-se, tem filhos, formam uma família e seguem felizes para sempre. Como nos contos de fada. Ou nos comerciais de margarina...mas há uma quantidade incontável de pessoas que se frusta, ata e desata relacionamento, casa e separa, ou fica anos agonizando em relações terríveis por não ter coragem de sair da situação porque, afinal, se o destino lhe reservou um meio limão para completar a sua laranja fazer o quê, não é mesmo??? E a vida segue no conformismo e na dor. Mas não se pode esquecer daquelas que ficam sozinhas, que não encontram essa tal metade. Afinal, aonde estaria a tampa da sua panela? A vida não reservaria para alguns tantos o direito de encontrar a felicidade preenchendo este espaço que desde cedo lhe disseram haver em si e que um dia seria completado por um outro ser?
                    Se pensarmos assim, certamente parecerá que somente uns poucos serão felizes, outros enquanto durarem seus relacionamentos e outros nunca, posto que não encontrarão suas "cara-metades". MAS, eis o grande erro cometido: NINGUÉM precisa de outro para ser completo. Não há outra metade para me fazer inteiro, porque sou inteiro e completo em mim mesmo! Esta é a grande verdade! Sou um, logo sou ímpar, único - completo! O outro que vem apenas me COMPLEMENTA, mas nunca me completa. Se vem para formar casal, é par, se é par, somos dois, logo, cada um é um...completo cada um em si mesmo. Se der certo, somos dois vivendo juntos, se der errado, somos dois que se separam e cada UM é capaz de seguir adiante, com suas dores, mas completos e com a capacidade de superar e amar novamente. Não com a sensação de que é apenas uma metade necessitando urgentemente encontrar uma outra metade (e às vezes outra qualquer que se apresente) para se completar. Pensando assim é que muitos relacionamentos naufragam, porque se apegam ao primeiro bote salva-vidas como se fosse a única opção, sem lembrar que é possível nadar sozinho, enfrentar uma tempestade e chegar até a praia.
                        Se formos pensar na analogia da panela, sairemos sempre em busca de uma tampa. Mas precisamos pensar que somos, ao contrário, frigideiras. Frigideiras sim! Porque frigideiras, funcionalmente, não precisam de tampas. Tecnicamente estão completas em si mesmas (ainda que hoje em dia tenham sido inventadas as com tampas...). E não precisam roubar a tampa de panela alguma. Elas fazem sua função por si mesmas. Assim somos nós. Seres integrais, ímpares, unos em nós mesmos. Se encontramos alguém que nos compreenda, nos ame, que some, nos valorize, que seja prazerosa a companhia, que nos faça sorrir e traga cor aos dias, vale a pena seguir junto. Então seremos dois seres em harmonia seguindo por uma mesma estrada.
                         
                           Ao contrário, pensando-se seres inacabados e metades precisando de outra metade, seremos infelizes, buscaremos muitas vezes no outro o que ele não será capaz de nos dar porque nem em nós mesmos fomos capazes de descobrir. Haverá frustração e desamor. O outro terá que ser e fazer para mim aquilo que não sou e não faço por mim mesmo. E se esse outro for alguém mais bem resolvido, decidirá partir frente a tanta dependência e carência. Ninguém está nessa vida para 'tapar buraco' dos outros e sim para ser feliz integralmente.
                             Então, antes de entrar em uma relação, ou mesmo já estando em uma, reflita como você está nela. Se está completo em si, se o outro também está. Se não, busquem o crescimento mútuo, alicercem a relação em pilares mais sólidos. Sejam fonte de prazer e amor um do outro e não escora. Senão a relação se desgasta, mais cedo ou mais tarde, e as tais metades que pareciam que se completavam já não se completam mais...
                            Ah sim, e aonde está a sua outra metade??? olhe no espelho...está aí, dentro de você mesmo!!! Na sua riqueza interior!!!


Psic. Adriana Soczek Sampaio
                     

Um comentário: